domingo, 6 de maio de 2012

Contusão & Distensão Muscular. Você sabe a diferença?




Ola pessoas!

Hoje iremos abordar um assunto, bastante comum do nosso dia-a-dia, principalmente para aqueles que praticam esporte com frequência: Contusão e Distensão Muscular. Uns acham que são palavras sinônimas.... Porem tem a sua diferença... Vamos entender:


Contusão muscular é uma lesão resultante de um trauma direto e compressivo sem que exista ferimento na pele, esse ferimento só ocorrera, a partir do momento que os tecidos subjacentes sofrerem um atrito subcutâneo com lesão deles e de vasos sanguíneos, sendo que os mais freqüentemente lesados são vasos superficiais no tecido celular subcutâneo que levam a formação de equimoses e, por fim, quando a contusão rompe vasos de maior calibre ocorre à formação de hematomas.
Isso ocorre em maior parte em lesões esportivas, pois acometem principalmente os praticantes de esporte de contato, como o futebol, basquete e rugby.
A musculatura mais envolvida é a do quadríceps seguida pela do gastrocnêmio devido a colisões diretas entre jogadores de equipes opostas.






< Quadríceps                                             Gastrocnêmio >




Sinais e sintomas: dor localizada na realização de movimentos ativos e passivos ou até mesmo sem movimentação, formação de edema, equimose e hematoma devido a resultados de sangramento e limitação de movimento. Com isso, de acordo com a perda da função após a lesão, as contusões podem ser classificadas em leves, moderadas e graves.

Durante o exame físico devem ser observados a presença de outras patologias associadas, alterações de volume, hiperemia, equimose e hematoma.

O tratamento clínico para contusões: aliviar o quadro álgico e a redução da inflamação. Intervenção fisioterapêutica desde os estágios iniciais para uma resolução mais rápida da patologia. Como principais recursos fisioterapêuticos, são destacados a crioterapia associada à elevação e compressão, o laser, o ultra-som, os movimentos passivos, isométricos, ativos e intra-articulares, alongamentos, exercícios de cadeia cinética fechada e aberta, além dos exercícios resistidos.


A distensão muscular é provocada pela fadiga do músculo. O interessante é que sempre avisa que está prestes a acontecer. O indivíduo sente dor e tem uma contratura muscular por minutos ou segundos antes da ruptura. Se soubesse respeitar esse sintoma e parasse imediatamente o exercício, poucos seriam os casos de distensão, uma lesão que ocorre no ventre muscular e não nos tendões.

Sinais e sintomas: Dor aguda, Enfraquecimento muscular, Edema e Alteração na cor da pele.

Possíveis causas: Falta de aquecimento adequado nos exercícios; Músculos curtos e tensos; Sobrecarga nos músculos; Contusão forte sobre a região.

Como evitar: Para que a massa muscular exerça uma atividade durante período prolongado de tempo, precisa ser adequadamente preparada. A fase de aquecimento é importante para ativar a circulação da musculatura e pôr em atividade metabólica todas as fibras musculares que vão ser requisitadas pelo movimento, e os exercícios de alongamento, para que a fibra muscular lenta e progressiva atinja toda a capacidade de movimento e extensão. Desse modo, procura-se evitar que, durante o jogo de futebol, por exemplo, de maneira abrupta, o músculo se rompa e o jogador sofra uma distensão que pode afastá-lo do campo por muito tempo.

Tratamentos: Bandagem e compressão; Repouso, gelo e elevação das pernas; Alongamento; Eletroterapia; Treinamento de fortalecimento com exercícios que não provoquem dor, devidamente acompanhados por Fisioterapeutas.  

É isso pessoas!!! 

Alias, vamos nos ligar, porque ja começou a temporada de vacinação contra a gripe.... Veja o video abaixo e tirem suas duvidas! ;)






Certo?!
Enviar para o Twitter

4 comentários:

  1. Qual o meio mais rápido para curar uma distensao na cocha OBS CAUSADA NUMA PARTIDA DE FUTEBOL

    ResponderExcluir
  2. Ola!

    Não tem como eu ser especifica aqui, pois não sei o grau de sua lesão. Mas a dica que eu te dou é: quanto mais rápido você der inicio a fisioterapia, mas rápido o processo inflamatório cessa, e consequentemente o tratamento acaba mais rápido. ;)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu artigo, é didático e bastante esclarecedor.
    Sou Livre Docente em Hematologia pela UNIRIO, pretendo falar, apenas, a respeito dos assuntos referentes à minha área.
    Não concordo com esses artigos que indicam a aplicação de gelo para prevenir, ou combater, o hematoma.
    Esse erro é repetido há muitos anos, melhor dizendo, há céculos.
    No passado não se entendia nada sobre hemostasia (capacidade do organismo para coibir hemorragia). Ao falarem de aplicação de gelo para prevenir a formação de hematoma, todos se baseiam na capacidade do mesmo em produzir vasoconstrição.
    Acontece que o hematoma se forma após ruptura de vaso de grande calibre (as equimoses derivam da ruptura de vasos de pequeno calibre).
    Desse modo, não existe qualquer possibilidade do gelo impedir a formação de hematoma, já que a vasoconstrição não favorece a hemostasia.
    Eu teria muito que dizer sobre isso, mas ocuparia muito espaço.
    Entretanto, gostei muito da referência, no seu artigo, sobre compressão. É, precisamente, a compressão o único meio para impedir que o hematoma se forme.
    Parabéns, Luiz Carlos Famadas, email: fama2000@ig.com.br
    ou lcfamadas@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Não entendi o motivo do comentário do Sr. Luiz Carlos Famadas, pois o artigo não mencionada a utilização do gelo no combate a hematoma. Nas contusões musculares o objetivo da aplicação de gelo é analgesia (teoria das comportas) e diminuição do processo inflamatório, visando evitar a hipóxia secundária, tanto que é comum ver atletas das mais variadas modalidades recebendo a aplicação de gelo imediatamente após o trauma.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.