sábado, 27 de março de 2010

Para pessoas que passam o dia inteiro sentados...Atención!


Hey você, que trabalha em escritórios e consequentemente passa o dia inteiro sentado...Não...Não falarei qual é a postura ideal...Por enquanto! rsrsrssss...Mas esse é um assunto que irei abordar sim, em um próximo post, pois é de extrema importância discutirmos a melhor forma de se colocar diante de uma mesa de trabalho, mas sem esquecer que não somos um robozinho, onde temos que permanecer nessa postura ideal por 8 horas seguidas...É um assunto digamos, complexo. Anyway...Voltando ao tópico de hoje, comecem á prestar atenção no seu corpo, quando notarem que ja estão horas seguidas sentados. Por que falo isso? Simples...pois sentar não relaxa...Muito pelo contrário:

- Pressão dos discos entre as vértebras;

- Conpressão dos vasos linfáticos;

- Aumento dos índices de gordura;


Com isso, podemos notar:

- Dores nas costas;

- Inchaço;

- Um certo aumento (incômodo principalmente para nós mulheres...) da barriga;

- etc.



Malhar 1 hora por dia sendo que o restante você fica sentado. Não adianta!





Nós não fomos desenhados para ficar sentados o tempo todo. Os nossos ossos, músculos e articulações (Sistema Musculo Esquelético), possuem como um todo, 3 funções básicas:

1- Locomoção

2- Sustentação

3- Proteção




Pensando então em uma situaçao de escritório, sentado, os músculos ficam parados, perdendo assim a sua elasticidade, flexibilidade, força e resistência. Além disso, o restante do corpo, digamos assim, tem que fazer um esforço maior para suprir essa deficiência, o que leva assim a uma má postura e desequilibrio muscular. Pensando numa situação para quem trabalha 8horas em frente ao computador. Essa postura única impede a ativação da musculatura responsável por estabilizar a coluna e encurta a musculatura posterior da coxa, levando á dores nas regiões lombar, ombros e joelhos. Outra consequência é o inchaço das pernas, graças á má circulação sanguinea dos MMII (ja que você esta sentado!).









DICA: ALONGAR MUITOOOOO AS PERNAS DURANTE O EXPEDIENTE E A CADA 50 MINUTOS IR AO BANHEIRO OU BEBER ÁGUA























Certo?! Enviar para o Twitter

11 comentários:

  1. depois de um certo tempo eu começo a "escorregar" cadeira abaixo hehehe.

    nem sei como faço isso mas fico ate sem graça p fico na sala da gerencia geral. estou me policiando.

    mas tento sempre levantar e andar um pouco para evitar que a cluna fique doendo, ja passei por problemas na coluna e nao quero mais isso.

    ResponderExcluir
  2. Se eu quisesse ficaria horas sentado no meu trabalho, mas não consigo ficar parado. Ficar sentado cansa hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog. Eu trabalho uma parte do tempo sentada...
    Mas tento me cuidar...
    Um abraço

    visite e conheça
    o Mais Que charme.
    http://maisquecharmeoficial.blogspot.com

    seguindooo

    ResponderExcluir
  4. Eu não trabalho em um escritório nem nada do tipo, mas passo bastante tempo no computador... Graças a Deus eu sou hiperativa o suficiente para não aguentar ficar muito tempo sentada, então acabo dando umas voltinhas por aí só por andar mesmo. Ótimo blog.

    http://strange-twisted-and-deranged.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, bem esse é meu primeiro comentario, espero que o primeiro de muitos, tenho hernia de disco e sinto muitas dores, e seja lá o que for já percebi que o melhor é não ficar parado!!!

    ResponderExcluir
  6. A dica referente ao alongamento é super importante. Apenas um senão no que se refere ao comentário: "malhar 1 hora por dia sendo que o restante você fica sentando - não adianta".

    A musculação é uma saída para exercitar grupos musculares que raramente usamos e prevenir problemas gerados pela falta de uso, como desvios posturais, falta de flexibilidade, complicações vasculares e fraqueza muscular.

    No mais o post é excelente.

    ResponderExcluir
  7. Pessoaaas....Muito obrigada pelos comentarios!!! Sou nova nesse mundo do blog...Mas tenho certeza que aos poucos vai tudo fluir...e vou deixa-lo cada vez melhor!!! Todas as sugestões foram anotadas! ;)

    ResponderExcluir
  8. Uma dica nao sei se resolve muito vou para o serviço caminhando fica 15 minutos de casa volto pro almoço caminhando em marcha rapida volto pro serviço denovo do almoço caminhando e saiu pra casa caminhando ou seja caminho uma hora todos os dias bebo 2,5 de agua todos os dias durante o horario de expediente, 15 minutos de pausa em de hora em hora,porem como uma amiga disse eu escorrego na cadeira rsrsrs! preciso me policiar tambem e praticar mais atividades fisicas otima dica adorei o blog!

    ResponderExcluir
  9. Mateus, que bom que vc gostou do blog! Legal a sua rotina diária...Parabens!!! Só presta atenção no calçado que você usa, para nao judiar, digamos assim, do seu joelho ta?! Pois, alem de vc fazer isso todos os dias, provavelmente, vc caminha em planos de niveis irregulares, e outra coisa importante, o peso que vc carrega...Pra n prejudicar coluna, faça uso de mochila, assim vc descarregara o peso de forma igual pro seu corpo...ok?!;)

    ResponderExcluir
  10. Sinto muitas dores na lombar quando estou sentada, chegando muitas vezes sentir a dor no pé da barriga.Fiz o exame transvaginal e não deu nada.
    Será que é a coluna?

    ResponderExcluir
  11. gostei das dicas.. é importante isso, mas a gente só procura saber sobre alguma coisa OU leva a serio alguma coisa do tipo quando temos problemas...por ficar o dia inteiro sentado como eu, levando uma vida Estagnada , e sem atividades físicas , mas vo começar a malhar em breve..
    Deus nao criou ngm pra ficar sentado numa rocha o dia todinho e nao beber agua , ou bem raramente beber agua. Mas os vícios e necessidades d hj em dia levam a gente a ficar o dia inteiro no computador, no trabalho sentado, e a gente esquece de ter au lado uma boa garrafinha d'agua basica q o nosso corpo todo dia precisa... valeu ai as dicas , bj

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.