quarta-feira, 21 de abril de 2010

Entendendo melhor os nossos avós!



E aí, pessoas?!

Aproveitando muito o feriado relâmpago???

Bom...Duas semanas atrás, mais ou menos, participei de uma palestra gratuita bem legal "Fisioterapia no Atendimento ao Idoso", e decidi falar um pouco sobre ela para vocês...

Envelhecer não é sinônimo de incapacidade, burrice...Enfim, envelhecer e de forma saudável é muito bom! O que acontece é que para alguns junto com a velhice ocorrem mais limitações do que para outros....Basta não ter medo de se conhecer, identificar suas limitações e viver intensamente de acordo com que a vida lhe proporciona!


Anyway....Depois do momento "Filosofar é viver!", vamos direto ao ponto! rsrsrsrsrs



O que eu quero, como fisioterapeuta, com esse post? Desejo que independentemente de quem esteja lendo, filho, neto, mãe, cuidador, enfermeira, fisio (tambem!)...Enfim, qualquer pessoa que tenha contato frequente com algum idoso, possa melhorar, nem que seja um pouco, a qualidade de vida dele! Pois o que aprendi nesse pouco tempo de estrada fisioterapêutica (rsrsrsrssss), é que quaisquer que sejam as manobras, exercicios...procedimentos que você fizer para com o seu paciente, o que vem em primeiro lugar, o que tem maior destaque na vida dele, é o carinho, paciência e dedicação que você disponibilizar...Think about it!



IMPORTANTE!!!
Uma queda a cada 6 meses para o idoso é normal.
Uma queda a cada semana é PATOLÓGICO.






É bem legal se você dedicar um tempinho e ensinar o idoso a cuidar da sua doença crônica, como por exemplo:

- Cuidar do pé (unha, enxugar bem entre os dedos, hidratar a pele...).

- Calçado (não usar apertado demais, do contrário, promovera dedos em garras).

- Diabetes (fazer ele entender a doença e o perigo de tirar a cuticula, pois pode causar ferimento, infecção, amputação e óbito!).



Vamos estimular o cognitivo (Cognição é o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem) do idoso!


Como???

  • Jogue baralho com ele;
  • Faça ele ler livros;
  • Peça ajuda na lição de casa de matemática;
  • Tire ele da frente da televisão (tudo em demasiado FAZ MAL!);
  • Etc.

Isto é, faça o idoso se sentir útil, trabalhar o cérebro, os músculos...Ele não pode ficar parado, estagnado em frente ao televisor, pois assim as suas limitações só irão aumentar e piorar! Sempre encorajar e ressaltar os progressos dele, pois isso é um fator motivacional muito legal e importante!


Ah!!! Não se esqueçam que apartir de 24 de Abril começam as vacinações para idosos com doenças crônicas, hein?!

Pessoas...Quaisquer dúvidas, orientações...Só me mandarem um email ok?! Esse é um assunto complexo, que não da para ser discutido simplesmente em um post... ;)

Certo?!

Enviar para o Twitter

2 comentários:

  1. gostei muito da post
    e do seu blog
    topa parceria?
    seguindo
    xD

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, td bem? Eu sou personal e academico de fisioterapia e adorei o sou blog parabens continui assim. O meu e-mail é tspersonalecia@gmail.com. bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.