sábado, 23 de outubro de 2010

"Alongar ou não?" Hello!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E aí pessoas!!!

Venho por meio desta, chocada, compartilhar com vocês uma reportagem que me chamou a atenção no jornal nessa semana. É o jornal da Folha de São Paulo, caderno Equilibrio: "Alongamento: A regra não é clara".



Meu Deus!!!!Eu tenho até vergonha ALHEIA em transcrever alguns parágrafos dessa reportagem...

...Vamos la!




" ...Surgiram estudos mostrando que se alongar antes do exercício, além de não prevenir lesões, elevam o risco de que ocorram."

***Pelo amor!!! Alongamentos antes e depois de uma atividade física mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.


"... A notícia agradou a turma que já não gostava muito da prática..."

*** Incentivando o sedentarismo??? Ja é tão difícil convencer uma pessoa da importância de um exercicício físico tanto para seu bem estar psicológico, como para o seu bem estar físico...

"... O alongamento serve para manter o comprimento fisiológico (normal) do músculo, não vai deixá-lo mais comprido do que é..."

***Ok! Vamos partir do princípio que estamos concordando com essa frase... Se você passa 8 horas ou mais diante de um computador, sem levantar da sua cadeira (micropausas), sem fazer um alongamento (adequado para as necessidades do seu trabalho)...Concordam comigo que a tendência é que a musculatura encurte??? Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Consequentemente...Não deixam que ocorra um encurtamento...Havendo esse encurtamento, você passa a ter restrição de movimentos, onde ao fazer qualquer movimento (por exemplo, abaixar para abrir a gaveta do armário e pegar uma meia!), faça com que ocorra uma distensão, uma dor desnecessária...

IMPORTANTE: Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. (!!!)

"Seu problema é o encurtamento da musculatura posterior que, com a repetição de gestos e posturas erradas, gerou uma hérnia de disco."

***Concordo!!! Amigo, se você realizar os alongamentos de qualquer jeito...Com certeza vão te fazer mal, não sei se para tanto, como uma Hérnia de disco, mas um estiramento com certeza você ganha! É que nem sopa quente: Se você não esfriar antes de colocar na boca, vai queimar!!! Vai ficar sem comer por causa disso???

Anyway pessoas.... Com certeza precisamos de muitooooooooooos estudos para saber realmente qual a eficácia de um alongamento muscular realizado de forma correta! Mas uma certeza eu tenho: BEM o alongamento muscular faz! Do contrário, você não veria os bichanos, como gato por exemplo, se espreguiçarem tanto! O que é espreguiçar???? Nada mais é do que um alongamento muscular de forma global!!!

Ja vimos que o alongamento é um poderoso exercício que deve ser praticado diariamente, mas apenas se espreguiçando já estamos proporcionando ao nosso corpo um relaxamento saudável, sem esforço e sem transtorno algum, não necessita técnica ou roupa especial, pode ser realizado onde quer que você esteja diversas vezes ao dia aliás, quanto mais vezes melhor.

Então...Da pra desconfiar da resposta, se um alongamento muscular é bom ou não, né?! kkkkkkkkkkkkkkkk



Com tudo que foi discutido percebemos a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta. Por isso...Força na peruca, e comecem a cuidar mais de vocês, ok?!




Pessoas...Gostaria muito de saber a sua opinião em relação ao assunto!!! Não deixem de comentar, ta?!









Certo?!

Enviar para o Twitter

8 comentários:

  1. Olá, adorei o post e o blog. Já estou seguindo, siga o meu também: http://gabrieltheloudspeaker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelente o texto alongar é preciso, mas de forma certa.

    ResponderExcluir
  3. ESTOU TE SEGUINDO SEGUE MEU BSITOS
    http://olokkobicho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. to meio bebado, nem li o post por completo mas acho ridiculo o desestímulo (existe isso?) ao alongamento...vi a imagem do gatinho e acho q mostea que é uma atividade meio comum aos vertebrados, o alongamento... materia da folha de s. paulo é podre, viu. beijos, boa noitw, amanha vou terminar meu tcc

    ResponderExcluir
  5. Quando minha fisioterapeuta manda fazer alongamentos, tento cair fora mas não tem jeito...rsrs

    Bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Honey, sou fisioterapeuta !!! Não se revolte com a reportagem ... existem comprovações científicas. O que NAO quer dizer que o alongamente não seja bom. Ele eh INDISPENSAVEL !! Porém, não para evitar lesões antes de práticas esportivas. Alongar-se é preciso !! Mas vc precisa saber qual o seu objetivo!! =)

    ResponderExcluir
  7. Isso ai gente!!! Quero opiniões!!! To adorando!!! É um assunto super complexo... Continuem participando!! Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá Paula,
    Parabéns pela postagem.
    Geraldo Barbosa (blog 14-F)

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.