segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Hey! Psiuuuu....Você alguma vez....

E aí pessoas!!!!
Tudo certo?

Genteeee...O que mais que vocês gostariam de saber (Não...Não falo sobre a estréia do BBB 11 que acontecera amanha...Adoroo!!!)...Vocês fazem direto... Não sabem se é certo ou errado..Nas suas empresas, perguntam sempre para os fisioterapeutas de plantão... Ja sabem do que estou falando??? Hein?! Nãooooooooooooooooo?????

É sobre estalar regiões do corpo!!!

Sim sim!!! Todoooooos tem essa mania de estalar os dedos...Coluna...Mas nunca sabem se estão agindo corretamente, certo?!






Pois bem! Na reportagem do yahoo, fala um pouco sobre isso...

Segundo o ortopedista Alberto Tesconi Croci, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, a brincadeira não traz motivo de preocupação. "Se não causam dor, os ressaltos (como os médicos chamam os estalos) não precisam ser vistos como um problema. Trata-se de uma reação natural do organismo a um estímulo", diz o médico.

O barulho que você escuta ao puxar os dedos, por exemplo, é resultado de uma diferença de pressão. "O líquido que está de um dos lados da articulação passa para o outro lado quando você estica ou pressiona alguma parte do corpo. É desta passagem que vem o barulho", explica o ortopedista.

Se vocês repararem, logo depois de um estalo, dificilmente você consegue repeti-lo com a mesma intensidade. É preciso esperar alguns minutos para que o líquido volte a se acumular, gerando a diferença de pressão novamente.





No caso da coluna, que é formada por uma série de pequenas articulações, o movimento do fluido sinovial, contido nestas articulações, causa os estalidos que você escuta quando torce o tronco ou quando se estica para trás ou para frente.

Mas nem todos os estalos estão ligados às articulações. Alguns deles ocorrem nas chamadas fáscias (camadas mais profundas da musculatura). Quando é estimulada de forma abrupta, principalmente em pessoas sedentárias, a fáscia gera os estalos (porque, dentro dela, também há um líquido semelhante àquele contido nas articulações). "A diferença aqui é que, normalmente, há dor neste tipo de ressalto. Ele acontece nos movimentos bruscos da escápula e dos ombros, por exemplo".


ATENÇÃO



De acordo com essa reportagem, os estalos não engrossam os dedos, como pensa muita gente. Segundo o médico, as articulações ficam mais grossas com a idade, independente se há ou não ressaltos.
Nas situações em que há dor, é importante buscar ajuda de um especialista. Assim ira aliviar o desconforto, e descobrir por que a dor apareceu e dar um jeito para que isso não ocorra novamente.
Pessoaaaaas....Se você já fez alguma aula de educação física ou frequenta a academia, certamente já se deitou num colchonete à espera das estaladas que o professor daria na sua coluna, sob a justificativa de colocá-la no lugar. Estou certa, ou estou certa???

Na próxima vez que ouvir o convite, recuse. Ninguém ajusta a coluna com a pressão das mãos. Um terço da população brasileira tem escoliose e o ser humano não é simétrico, pessoas destras tendem a ter braços e pernas do lado direito maiores e isso não chega a ser um problema, afirma o ortopedista.
É lógico que existem mais estudos sobre esse assunto...Nada ainda é certo...Podemos dizer que na área da saúde, é um tabu falar sobre estalos...Cada um tem a sua opinião! Que alias, fiquem a vontade para deixar a sua!
Independentemente...Alongue-se sempre!!!! Faça a sua atividade física!!! Pois assim, você estara "lubrificando" suas articulações, cuidando do seu corpo...E em caso de dor...SEMPRE procure um especialista...ok?!




Certo?!














Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.