quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pilates X Gravidez = Bom Resultado!


Ola pessoas!

Estava passeando pelos blogs, e me deparei com um post super legal! Um relato de uma grávida, sobre o quanto gosta de fazer Pilates, principalmente nessa fase da gravidez.

Aqui vai um trechinho:

"Bom meninas, há mais de 5 anos que pratico o pilates. Sempre gostei muuuuito e adoro a minha professora Luciana Sanchez, daqui de Araçatuba. Eu sempre soube que quando ficasse grávida, ia morrer de preguiça de fazer academia, mas com o pilates ficaria firme e forte. Para o bem do meu corpo e do meu alongamento, estou realizando isso, duas vezes na semana. Acho que o pilates é perfeito para melhorar a nossa respiração, o tônus muscular, a força do "cinturão" e, muitas vezes, aliviar a nossa mente. Além de saber que é uma técnica muito bem vinda para as grávidas, o meu médico super me indicou (nunca façam nada sem falar com o seu médico, ok?) e me liberou até o finalzinho da gravidez. Espero que eu consiga, quem sabe, fazer até um dia antes do parto? rsss"

"ARCH ON THE BALL"
Indicação: fortalecimento e alongamento do abdome.

Legal né?! Se quiserem continuar lendo o relato dela, cliquem na fotinho acima! ;)

Vamos entender um pouco essa relação da Gravidez X Pilates.
Durante o período de gestação, o corpo vai mudando rapidamente, e essas mudanças causam muito desconforto, fazendo com que a mulher sinta dores e apresente uma má postura.
 Nessa fase os exercícios podem ser de grande ajuda, amenizando as dores e melhorando a postura. Mas para isso, primeiramente a gestante deve procurar orientação médica, e caso não haja contra-indicação médica, ela poderá iniciar o exercício após completar o terceiro mês de gestação indo praticamente até o final do sétimo mês.
 O Pilates durante a gravidez proporciona muitos benefícios tais como: Fortalecimento e alongamento da musculatura do abdome, também dos glúteos e da parte inferior das costas, que é parte do corpo responsável pela sustentação da coluna vertebral, além de diminuir a sensação de desconforto muito comum entre as grávidas, diminui também o inchaço das pernas e as dores nas costas.
Como os músculos do abdome estarão mais fortes isso facilitara o nascimento do bebê, isto é, o útero irá se contrair para expulsar o bebê, e automaticamente neste momento como um ato reflexo, a mulher fara a pressão abdominal que é empurrar o bebê pelo canal da vagina. Nesta hora nota-se os benefícios de Pilates  pois um abdome forte facilita e muito esse trabalho. Outra vantagem para quem pratica o Pilates, é que após o nascimento do bebê, se a musculatura estiver bem preparada, a recuperação será mais rápida.
 Durante a pratica do Pilates, sem dúvidas a prioridade é que os movimentos sejam executados corretamente, sendo que a grávida deve estar acompanhada por um fisioterapeuta qualificado para que possibilite e garanta uma postura adequada da grávida. Nestes casos o principal objetivo é fazer poucas repetições de movimentos e com uma carga leve para que não venha a causar problemas durante a gravidez. 
É isso! ;)






Enviar para o Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.