domingo, 16 de maio de 2010

Fisioterapia em ação: No Trânsito!

Sim sim...pessoas! Vocês não entenderam errado....Vamos falar da Fisioterapia ajudando você no trânsito!

"Engata a primeira, acelera, freia, engata, acelera, freia...Buzinas, motos, roncos de motores, freadas bruscas..." Assim que começa o artigo sobre "Trânsito?!?! Relaxe..." da revista Crefito Sp, Ano 7- Edição 1. Quando li, logo pensei (não, não...Não vou declamar um poema! rsrsrs), "Preciso postar sobre esse assunto no blog!!!".

Pois essa é uma rotina que todos nós passamos a semana inteira! Saímos bem de casa (pelo menos na maioria das vezes! rsrsrsrs), porem logo ficamos irritados na ida ao trabalho,"Thanks Trânsito", irradiando assim para o nosso físico (dor no pescoço, coluna...) e chegando ao destino acabados! Passamos pelo stress normal no dia de trabalho...E la vem a volta...Naquele trânsito MA RA VI LHO SO...Que só parece que piora a cada dia que passa....E chegamos em casa, como se tivessemos sido aniquilados em uma batalha (o que não deixa de ser verdade, certo?! rsrsrrs).

É isso!!! Diante de todo esse stress psicológico e físico que passamos diariamente, todos estamos propensos a desencadear desde dor, mau humor até fadiga e perda de ânimo.

Por passar muito tempo dentro do carro, alem do cansaço, podemos sentir dores musculares, principalmente nos braços e nas pernas. Esses desconfortos se relacionam com os movimentos repetitivos do ato de dirigir um carro, como por exemplo, mudar a marcha, isso somando com o fato de que a maioria de nós nos posicionamos errado no banco do carro.


Postura inadequada X Movimentos repetitivos = Lesões por Esforço Repetitivo

CALMA!!!! NÃO ENTRE EM PÂNICO....! Para tudo se da um jeito!

Há medidas preparatórias, como ajustes no banco (angulação da inclinação de 110 graus), na direção e nos espelhos (onde ao você olhar neles, só mexa os olhos, e não a cabeça, pescoço...Evitar movimentos desnecessários!). Fazer isso sempre que necessário e antes de colocar o carro em movimento....Óbvio!!! rsrsrsrsrsssss.... E há também, exercicíos que podem ser realizados apenas quando o carro encontrar-se parado no trânsito, com o simples objetivo de melhorar a circulação de retorno venoso nos membros inferiores, que tende a ficar reduzida durante a postura estática prolongada. Sem contar, que realizando esses exercicíos, ira te proporcionar alivio, por promover alternância postural, e alguns podem até trazer relaxamento, por meio de respirações mais profundas.

Bom vamos la!!!

Esses exercicíos só devem ser realizados SOMENTE quando o carro estiver parado, para evitar acidentes.



1- Levantar os calcanhares do chão, mantendo as pontas dos pés apoiadas. Levantar e abaixar 10x ambos os calcanhares.


2- Levantar uma das pernas em direção ao peito e abaixa-la. Fazer o mesmo com a outra perna. Repetir 5x com cada perna.


3- Dobrar corpo para frente em direção ao volante e um pouco para trás, forçando levemente contra o banco. Repetir 5x cada movimento.


4- Desencostar levemente do encosto do banco e girar os ombros em círculos para a frente e para trás. Repetir 5x cada movimento lentamente.


5- Girar a cabeça lentamente em um movimento amplo para o lado direito e depois para o lado esquerdo. Fazer 5x cada lado.


6- Respirar profundamente pelo nariz e soltar o ar bem lentamente pela boca. Abaixar os ombros enquanto sopra. Repetir 5x.



É isso!!! Tentem fazer...Depois me contam se deu certo...A princípio....para quem te olhar de fora...Vai, digamos, parecer um pouco doido....Ignora...! rsrsrsrs...Afinal...sua saúde esta em primeiro lugar...E não o que os outros pensam ou deixam de pensar de vc! ;)



Certo?!

Enviar para o Twitter

5 comentários:

  1. blog fisioterapeuta

    boaa, vou seguir!

    mas este post não me ajudou, eu sou da turma do metrô lotado =/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante mesmo esse post... E o anterior também! É incrível como o stress do trânsito nos "quebra" mesmo! Irei tentar fazer alguns exercícios desses!
    Será um prazer te seguir!

    ResponderExcluir
  3. perdeu pontos ao por uma foto da boy band ... mas o texto e legal

    =D e a garota que anunciou no orkut e linda!!!

    O melhor blog do meu .... Bairro agora está com vídeos
    http://blogdocharque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrssss...Boa ideia...Vou pensar algo em relação ao metro!!! Afinal...ser fisio hoje em dia é como diria o Faustão "se vira nos 30!"...rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou a Maíra do Grupo EC,

    Olhando seu site, verifiquei que ele tem potencial para ser nosso parceiro, por isso temos uma proposta de parceria para rentabilizar seu site através de plataforma de e-mail marketing.

    Por favor entre em contato das 9 as 17:30 pelos canais abaixo:

    Tel: (11) 3207-6000 ramal 24
    E-mail: maira.reis@grupoec.com.br

    Aproveite e acesse nosso site www.grupoec.com.br para ver nossos anunciantes.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.