segunda-feira, 28 de junho de 2010

Automedicação: Perigo ou Solução?



"O rei do pop morreu no dia 25 de junho de 2009 devido a uma intoxicação aguda de remédios, especialmente do anestésico de uso hospitalar Propofol."


"Ele gastava cerca de 3 mil libras (cerca de 82 mil reais) por mês na farmácia. Até nome falso o cantor usava para comprar com as receitas! Entre os itens do kit estavam o analgésico à base de morfina Vicodin, o relaxante muscular Soma e o sedativo Xanax. Ele também tomava antidepressivos e ansiolíticos. E ainda foi encontrado em sua mansão o Propofol, um medicamento fortíssimo que é usado para anestesia em processos cirúrgicos. "

Pois é pessoas! Como citei no outro post, ja se foram 1 ano da morte de Michael Jackson. Como fã assumida, passei a semana inteira assistindo especiais e documentàrios sobre ele...Com tudo isso, me veio a questão : Automedicação: Perigo ou Solução?


Assim como Michael Jackson, temos diversos outros exemplos que nos mostram que a automedicação pode nos levar a um caminho sem volta.
Não se automedica??? Responda as seguintes questões abaixo:

- Esta gripado, o que você faz?
* Médico;
* Vai à farmácia e compra um antigripal;
* Nada. Espero passar.

- Que dor de garganta insuportável! Você simplesmente...
* ...Faz aquele remédinho caseiro que a sua vó ensinou;
*...Vai à farmácia e compra um antiinflamatório;
*...Faz nada. Afinal você tem o corpo fechado, e sabe que logo logo a dor vai passar;
*...Vou ao médico. Lógico!
- Começou a te dar uma coceira por todo o seu corpo, de repente, você fica todo empipocado...
* Nossa...Vou ao hospital, o mais rápido possivel!!!
* Estou cansada, é mais fácil ir à farmácia e comprar um antialérgico;
* Nada! Ja disse que o meu corpo é fechado!

É pessoas... Se identificaram com alguma situação???

Infelizmente, a maioria de nós temos esse péssimo costume de se automedicar...Seja por causa de um difícil acesso ao atendimento médico, à falta de tempo...Ou, simplesmente por tentar solucionar os problemas de saúde com base na opinião de algum conhecido ou familiar mais próximo.


Pois bem, o que não sabemos é que quando os medicamentos são administrados com uma certa frequência e misturados, eles podem se interagir de três formas: um pode potencializar a ação do outro, pode ocorrer também a perda de efeitos por ações opostas ou ainda a ação de um medicamento alterando a absorção, transformação no organismo ou a excreção de outro fármaco. Além disso, pode ocorrer a alteração das condições fisiológicas do organismo de um paciente, por exemplo, o uso indiscriminado de medicamentos à base de um analgésico-antitérmico como a dipirona pode abaixar os níveis de células de defesa encontrados no sangue.

Outro conceito a ser tratado, e visto pela maioria como inofensivo, são os medicamentos fitoterápicos ou remédios naturais. Um medicamento fitoterápico, ou do tipo homeopático (é bom diferenciá-los: o processo de fabricação de um medicamento homeopático é totalmente diferente de um fitoterápico, bem como sua concentração final, seu modo de ação e o tempo de tratamento) usado sem uma orientação especializada pode levar à riscos: reações indesejadas.





Então, cuidado! Somos todos responsàveis, inteligentes (informação hoje em dia é o que não falta)...Para agir da forma mais correta possível. Afinal...Às vezes o caminho mais fácil...Acaba se tornando o mais difícil...Think About it!








Certo?!
Enviar para o Twitter

2 comentários:

  1. O macaquinho foi em homenagem ao cunhado? hahahaha É bom lembrar também que o Google não é médico...

    ResponderExcluir
  2. Automedicação é o resultado de uma série de negligências, tais como: Falta de educação que impacta diretamente na cultura de um povo, serviço de saúde pública deficiente e impossibilidade de acesso ao serviço privado, falta de autoridade para controlar e fazer valer as regras já existentes, medicamentos tratados como um negócio qualquer - imaginem, só a India tem mais de 20.000 fabricantes de substâncias - a falta de escrúpulo dos fabricantes e comerciantes que têm conhecimento absoluto dos riscos para sociedade e do crime que estão cometendo, entre outros inúmeros fatores que não cabe neste comentário... resumo: FALTA RESPEITO AS NORMAS, principal delas: AMOR AO PRÓXIMO...

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.