domingo, 26 de setembro de 2010

Salto alto X Rasteirinha .... Quem ganha?


























Ola pessoas!!!

Bom...Pelo que notei....Salto alto é um assunto que chama muita a atenção...Por ser sinônimo de beleza, elegância....E dor também! Por isso optei em aprofundar um pouco nesse assunto...



Salto X rasteirinha.... O que é mais prejudicial???


Como fisioterapeuta, não posso esquecer de alertar que ambas as sandálias vão atuar de alguma forma, prejudicando assim a nossa postura.


Vimos no post anterior que o salto alto pode ocasionar o surgimento de dores na região lombar, causadas por hiperlordose em virtude da má postura, imposta pelo salto. Ainda, ocorre o encurtamento dos tendões e músculos das panturrilhas, acompanhado de dores frequentes na parte posterior das coxas. Saltos que tenham acima de cinco centímetros já podem causar problemas." De acordo com o Ortopedista, quando o calcanhar é mantido elevado o tempo todo, ao tentar tocar com ele o chão, a usuária dos calçados altos perceberá, através das dores, que os tendões e músculos estão retraídos, sem o tamanho necessário para permanecerem no solo. Certo?!


Refrescada a memória em relação ao salto alto...Vamos para as rasteirinhas! Sera que ela é melhor que salto alto?


Para quem pensa que o uso frequente da sandália rasteira poderia amenizar as possíveis dores causadas pelo salto alto, engana-se. Estas, não apresentam um solado firme que garanta uma boa pisada, por possuírem um material mais rígido. Assim, não absorvem o impacto ao caminhar e não oferecem o conforto e flexibilidade necessária para que não haja a deformidade do calçado ao andar sobre pisos irregulares. Por isso, quem prefere somente as rasteiras também seguirá sentindo dores nos pés e nas panturrilhas.




Vamos fazer uma rebelião e todas eliminarem os sapatos????







????????????????????????????????????????












Calma...Muita calma!!! O que acontece é o seguinte...Você não pode viciar no uso somente de um tipo de calçado (ainda mais se este lhe causa problemas...)...Por exemplo, o salto alto, como medida preventiva, sugere-se que aquelas que necessitam deste tipo de calçado como exigência no trabalho devem fazer um rodízio entre os modelos que estão na sapateira. Quem tem o salto como parte integrante do uniforme profissional, uma alternativa mais adequada e preventiva, seria utilizar, a cada dia, um tamanho diferente. Dessa forma, os pés não ficam expostos à mesma posição de maneira contínua. O mesmo vale para a rasteira...Certo?!





Ahhh!!! Tem ainda os homens!!! Vocês não usam salto alto...Mas também tem que tomar cuidado com os calçados que compram...!

No caso deles, que no verão acompanham as mulheres no uso das sandálias, assim como elas, acabam sentindo dores localizadas. Podem ser acometidos por problemas como:

- Joanete - um desvio lateral acentuado do polegar do pé, causado pelo uso de sapato social de bico fino;

- Esporão calcâneo - o surgimento de uma ponta de osso como se fosse um calo no calcanhar;

- Fasceíte plantar - inflamação da camada fina que envolve a musculatura da planta do pé.

De acordo com o Traumatologista, a melhor forma de prevenção, nestes casos, é utilizar modelos com solado flexível e acolchoado, com bico quadrado.


Bom...Falado tudoooooo...Mulheres, vamos fazer um apanhado geral nas diferenças de saltos...ok?!



Tipos de Saltos

* Agulha

Vilão! Nas alturas e com bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.

* Fino
Pode causar torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.

* Plataforma
Oferece melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.

* Centro
O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.

* Quadrado
O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.

* Anabela
Pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores por distribuir bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.






Certo?!

Enviar para o Twitter

5 comentários:

  1. Mulher com sandália rasteira eu acho mais sexy. Embora mulher com salto fica mais mulherão. Isso é um dilema.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adorei seu Blog, te achei na comunidade dos blogueiros orkut, e confesso, que me perdoe a lei da grávidade, mas, sou adépta a um lindo salto. :0
    Bjoooooo....

    ResponderExcluir
  3. ola gostei mt do seu blog tmbm te achei nu orkut...voltarei sempre..

    http://www.waysustentabilidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Conhecemos os dois tipos, sabemos que os dois ficam Super elegante, o SALTO ALTO, deixa mais com aspecto de Mulher mais velha, sexy, a RASTEIRA, deixa o pé mais suave, e ao mesmo tempo sexy e além de tudo é confortável, então cheguei ao ponto de que a Rasteira é bem melhor, por que além de ficar lindo o pé ele é muito confortável ao contrario do salto alto.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.