domingo, 29 de julho de 2012

Pilates: Brincadeira de criança?


"Esconde- esconde", "Policia e Ladrão", "Pega a pega", são exemplos de brincadeiras que eram muito utilizadas em décadas passadas, diferente de hoje, onde o que predomina são os videogames de ultima geração em que alguns até valorizam os movimentos das crianças, televisão, computadores, Ipads...Esse estilo de vida, acaba deixando as crianças e adolescentes mais sedentários do que no passado quando, ao experimentar vários tipos de brincadeiras havia uma promoção maior do equilíbrio entre as musculaturas estática e dinâmica, evitando grandes retrações musculares e fixações das articulações (pois acabam ficando muito tempo exercendo só um tipo de postura).

Uma alternativa saudável para crianças e adolescentes é o Pilates:

Além de ser uma válvula de escape para extravasar a energia tipica que ocorre nessa idade, o Pilates vai contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças, fortalecendo a musculatura para suportar a carga da mochila, correção da postura,e introduz à disciplina e concentração.

Na fase entre a infância e adolescência ocorrem as maiores transformações no corpo, que cresce de forma acelerada, definindo-se. O peso da mochila escolar e a forma inadequada de sentar-se são umas das principais causas de problemas ortopédicos futuros. Por isso que o Pilates tem sido bastante procurado, pois ira prevenir, minimizar e corrigir desvios posturais através de exercícios que se adequam e respeitam os limites e necessidades de cada criança.

Segundo profissionais da área, o Pilates pode ser aplicado a partir dos 4 anos de idade, desde que em turmas especificas, só com crianças. 

Os exercícios são aplicados de forma lúdica, com o objetivo de conquistar os pequenos alunos à pratica do método.

Alguns benefícios do Pilates para as crianças:

- Organização do sistema locomotor e a melhora da postura;
- Melhora da concentração, do humor e do sono;
- Melhora da circulação sanguínea e energética;
- Melhora da digestão;
- Melhora do tônus e da flexibilidade.

Como funciona o Pilates para as crianças:

Graças a variedade de instrumentos e técnicas, as crianças veem o Pilates como uma brincadeira. São utilizados acessórios como bolas, discos de rotação de equilíbrio, rolos de espuma e meia-lua, aliados com atividades lúdicas, alem de movimentos que compõem o universo infantil como cambalhotas, trilhas sobre objetos que desafiam o equilibro, jogos com bolas de diversos tamanhos e ate passos de dança. Costuma ser usados também os equipamentos do Pilates como Reformer, Combo Chair, com o cuidado de não permitir que aja sobrecarga para a criança.


A partir do momento que as técnicas são aplicadas com os pequenos, eles também podem ser orientados sobre o que esta fazendo, qual parte do corpo esta trabalhando e como fazer para melhorar a postura na frente do computador, da televisão e nas cadeiras das escolas, trazendo uma visão mais consciente para os pequenos.




É isso!






Enviar para o Twitter

Um comentário:

  1. Olá!!! Achei muito interessante esta matéria e fiquei encantada com o pilates infantil apresentado acima, gostaria de fazer um curso especifico, será que existe.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.