sábado, 21 de agosto de 2010

Autoexame da mama. Você ja fez o seu hoje?

E aí, pessoas!!
Tudo certo?

No trabalho, nessa semana, havia um stand da Hering com camisas diversas tanto para homens como para mulheres, para ajudar na campanha contra o cancêr de mama. Uma blusa mais linda que a outra.....Quase mórri!!! rsrsrsrssss...

Anyway....Porque eu estou falando tudo isso??? Primeiro para dizer que apoio sempre campanhas que và realmente ajudar em algo ou à alguem! Segundo...Por que eu achei interessante postar algo sobre o Autoexame da mama. Sempre é bom divulgar medidas de prevenção. Afinal...Essa é a minha área! ;)




Bom...Vamos la!

- Seguindo o desenho acima...Na primeira fileira visualizamos o que devemos fazer diante do espelho:

Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico.

Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.


- Na segunda fileira é como se estivessos no banho:

Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama.

Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.

- Por fim, na ultima fileira, é na situação em que estamos deitadas:

Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atràs da cabeça.

Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro.

Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda. Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.






A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamàrias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motiva-la a procurar esclarecimentos com o mastologista. Lembre-se que 80% dos nódulos mamàrios são benignos e apenas uma pequena porcentagem de secreções está relacionada com o câncer.





O que você deve procurar:


1. Caroços (nódulos);

2. Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio);

3. Secreções mamilares existentes.


O autoexame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).

O autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem fazer o autoexame no primeiro dia do mês.



A mamografia é o unico método de detecção precoce. Portanto, peça sempre orientações a um médico especialista.







Certo?!

Enviar para o Twitter

2 comentários:

  1. Sou homem, mas acho muito legal a iniciativa de um blog que fale de coisas tão importantes como a prevenção ao câncer. Está de parabéns!

    Visita meu blog depois, é sobre polêmicas sociais e publicidade com muito humor! www.euemeualterego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do site...muitas coisas legais/interesantes...parabens
    http://tdosobrenda.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.