sábado, 16 de outubro de 2010

Como sobreviver ergônomicamente aos avanços tecnológicos?

Ola, pessoas!!!

O que a Beatrice M. esta fazendo aqui??? Não...Não irei filosofar sobre a disputa imortal de Victor Valentim e Jacque Leclair! Apesar de torcer pelo Jacque...kkkkkkkkkkk....


Anyway...Vamos observar a foto acima:


- Notebook super fashion;
- Cotovelos de Beatrice M. flexionados em um ângulo menor que 90 graus;
- Ombros protusos (pra frente);
- Cabeça de Beatrice M. inclinada para baixo (em direção ao notebook);
- Enfeites legais na mesa de Beatrice M.;
- E por aí vai....


O que tudooooooooooooooo isso pode resultar?????





DOR DOR DOR DOR DOR DOR DOR DOR DOR DOR


LER: Lesões por Esforços repetitivos





Calma...Calma....Por isso que hoje, dedico esse post ao nosso bom, fashion, velho, novo, rapido...NOTEBOOK!




"Compactos, portáteis e poderosos, os notebooks estão, aos poucos, substituindo os computadores de mesa. Mas da mesma forma que é preciso prestar atenção na postura e altura da tela em frente a um computador desktop, alguns cuidados são necessários para que o uso de notebook não prejudique sua saúde."



Como podemos observar na foto, onde Beatrice M entra em ação contra Victor e Jacque, sua postura digamos não neutra, tentando se adaptar ao seu notebook....Assim como ela, é muito comum encontrar pessoas que fazem uso de computadores portáteis, curvados e com os braços desconfortavelmente apoiados sobre o equipamento. Tal postura é devido à arquitetura com a qual o notebook foi desenvolvido: para tornar-se portátil, foi preciso fazer com que tela e teclado se tornassem um único equipamento.




Conseqüência: você não pode ajustar a tela de acordo com a sua altura e acaba precisando se curvar para visualizar melhor o conteúdo exibido.



Se você passa longas horas em frente a um notebook, não pense que está condenado. Existem alguns cuidados que podem ser tomados e alguns equipamentos que podem ser usado para que seu corpo não pague pela evolução tecnológica.


PARA OS NÔMADES


No avião...

... A maior vantagem em se utilizar um notebook é a possibilidade de poder usar seu próprio computador em qualquer lugar, mesmo dentro de aviões. É sempre recomendado que, se possível, durante viagens, você tenha em mãos um teclado extra. Existem modelos desenvolvidos especialmente para viagens, fáceis de transportar e muito práticos.
Você deve estar se perguntando: mas qual a utilidade de outro teclado se o notebook já tem um? Simples, com um teclado fora do conjunto “tela-teclado”, é possível elevar um pouco mais o equipamento, de forma que a tela fique melhor posicionada sem prejudicar os punhos na hora de digitar.
Se você for utilizar o equipamento apenas por alguns minutos, para enviar um email, ler alguma notícia, ver a previsão do tempo, tudo bem. Mas se você sabe que passará horas a fio digitando e lendo, não deixe de usar o teclado extra!




No hotel....




... Outra dica importante é ficar atento às instalações do hotel que você for se hospedar. Muitas redes de hotéis que se focam em viajantes a trabalho estão prestando mais atenção nas questões de saúde e disponibilizam mesas, cadeiras e, por vezes, até apoios ergonômicos para os hóspedes.










PARA OS USUÁRIOS “FIXOS”


Como em diversas empresas, o uso de notebook é muito freqüente. Felizmente, para esses usuários é possível melhorar muito as questões ergonômicas.



Existem teclados que se adaptam melhor aos usuários. Trata-se dos chamados “teclados bipartidos”, pois são, literalmente, divididos em duas partes. A “sacada” é que teclados assim diminuem, e muito, a tensão nas mãos e punhos do usuário. Você pode sentir certa dificuldade de adaptação no começo, mas quem já usou garante que os resultados são os melhores possíveis.




O que torna o mouse o maior culpado das dores no punho de muitos usuários é, além da falta de apoio, o fato de você precisar segurá-lo e arrastá-lo pela superfície para que o cursor do computador se movimente.
A melhor solução para problemas assim é o uso de TrackBalls, uma espécie de mouse em que só é necessário mover a bola presente no aparelho para que o cursor ganhe vida. Dessa forma, sua mão fica confortavelmente apoiada e não é preciso movimentá-la.



Monitor Extra
Caso não queira comprar outro teclado, talvez a melhor opção então seja comprar outro monitor. Assim você ajusta a altura da tela de forma mais conveniente com a sua estrutura corporal.










Mesas especiais
Existem ainda mesas especialmente projetadas para usar o notebook em sofás ou até mesmo sentado confortavelmente em uma cama. É o caso da mesa desenvolvida pelo , que trás luminária, regulagem de altura e mousepad integrados.
Aonde pesquisei...

É isso pessoas!!! Espero que seja de grande utilidade para vocês caros internautas, esse post sobre dicas ergonômicas para o notebook...
Se tiverem mais algumas dicas...Compartilhe com a gente nos comentários!!! Iremos adorar!!!





Certo?!

Enviar para o Twitter

5 comentários:

  1. muito útil esse post, eu que trabalho o dia inteiro sentado em frente ao pc vou seguir essas dicas!!! vlw

    ResponderExcluir
  2. mto bom...abçs

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Paula, há uns meses atrás, publiquei no meu blog exaamente sobre como usar corretamente o notebook.
    http://williamkusdra.blogspot.com/2010/09/use-seu-notebook-sem-prejudicar-coluna.html
    Foi uma matéria que li no site do UOL.
    Como tenho problema de coluna, duas cirurgias, Artrodesde em L5S1, sempre acompanho sobre o assunto.
    É muito bom você manter esse seu blog e sempre passar informações para a galera.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Mt bom o post...:D...legal o blog mt bom mesmo...:D

    http://acadasegundoumnovoverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito útil mesmo, pois estou exatamente na mesma posição dela, mas já mudei. Juro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.