segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Faltam poucos dias para...Physiotherapy Day!!!




E aí pessoas!!!


Bom...Não podia deixar de postar algo, nesse dia tão especial para nós profissionais :

FELIZ DIA DO FISIOTERAPEUTA!


Vamos entender um pouquinho sobre a nossa profissão?

13 de Outubro
No dia 13 de outubro de 1969, foi regulamentado o Decreto Lei 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Desde então, o dia do fisioterapeuta passou a ser comemorado nesta data.


O que fazemos...

- O fisioterapeuta trata doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando.

- A prevenção é considerada, inclusive, a primeira atribuição da fisioterapia, cujo profissional deve alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em determinadas situações.

- A fisioterapia de reintegração ou reabilitação visa reintegrar a pessoa à sociedade. Geralmente o fisioterapeuta estimula o potencial neurológico do paciente que sofreu lesões na área neurológica ou perdeu algum dos membros.

- Já a fisioterapia curativa tem o objetivo de devolver os movimentos perdidos em decorrência de lesões graves ou restabelecer a força e vitalidade dos músculos.

**Independente do tipo de intervenção, o fisioterapeuta pode atuar em vários ramos da medicina como a ortopedia, obstetrícia, pediatria, geriatria, reumatologia, medicina esportiva, neurologia, cardiologia e pneumologia.

***O profissional pode escolher uma dentre várias das áreas existentes no mercado de trabalho, incluindo fisioterapia do trabalho, fisioterapia clínica, trabalhando em hospitais, consultórios, clínicas, centros de reabilitação e ambulatórios; saúde coletiva, onde elabora programas de saúde; educação, lecionando ou desenvolvendo pesquisa e em saúde esportiva, recuperando atletas. Além de se especializar em determinadas atividades terapêuticas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia.





Infelizmente a fisioterapia para o mercado brasileiro ainda apresenta-se muito distante do verdadeiro valor de seu profissional. O que vemos é que o cidadão não sabe exatamente em qual situação deve procurar um profissional da área. Diferente de outros países, o Brasil não tem uma visão de que o fisioterapeuta é o grande responsável pelo resgate do movimento em todas as suas formas, desde as mais simples até às mais complexas e demoradas.







Mas eu acredito muitoooooooo , AINDA, nessa profissão tão linda...Onde nós profissionais dedicamos diariamente o nosso tempo, não somente com a recuperação e reabilitação físicas das pessoas, mas com muitas outras atividades que beneficiam o corpo. Cada sorriso, afeto de agradecimento....Vale todo o esforço dedicado para cada paciente! E com certeza vai chegar o nosso dia de recebermos a nossa VALORIZAÇÃO como profissional nesse mercado que com certeza tem espaço para todos! ;)







Certo?!

Enviar para o Twitter

7 comentários:

  1. Parabéns para os FISIOTERAPEUTA! \Z

    http://divercao-na-net.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. *-* tenho uma amiga fisioterapeuta, ê orgulho hehe
    parabéns pelo blog! xD

    ResponderExcluir
  3. parabens fisio...abçs
    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já sou seu seguidor.
    E como preciso de fisioterapia. Sem vocês que estaria enrolado.
    No meu blog, tem postagens minhas falando sobre meu problema com a coluna, minhas cirurgias.
    Se você quiser dar uma passada por lá, clica no marcador Saúde, tenho depoimentos e fotos.
    Parabéns ao Fisioterapeuta!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pessoas pelas visitas!!!

    E o William... legal esse seu depoimento!
    Gente...Indico o blog dele!! http://williamkusdra.blogspot.com/search/label/Sa%C3%BAde

    ResponderExcluir
  6. Paula, obrigado.
    Se me permite, vou colocar seu blog no meu widget "Recomendo".
    Bom feriado.

    ResponderExcluir
  7. Oi... tô te seguindo...
    Parabéns pelo Blog... muito bom!
    Beijão,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas ideias, sugestões e/ou dúvidas.